domingo, 6 de maio de 2012

[AltoGiro Avistamentos] Dino 308 GT4

Aproveitando o assunto do último post, sobre a misteriosa Ferrari 458 em testes na USP, publico aqui fotos de uma Dino 308 GT4 que vi nas ruas. 
Alguns podem até me questionar sobre o motivo pelo qual construí a relação entre a Ferrari e a Dino na sentença acima, o que é compreensível, uma vez que os dois esportivos não dividem nem a mesma marca. 
 
A resposta é simples: a Dino era uma submarca criada por Enzo Ferrari para comercializar seus carros de motor 8 cilindros, reservando assim a marca "Ferrari" apenas aos "verdadeiros" esportivos, de motor V12. No entanto, os Dinos evoluíram de tal maneira que Enzo os incorporou à marca-mãe em 1976, iniciando-se assim a era das Ferraris de motor V8.
E foi justamente o modelo 308 GT4, igual ao que o AltoGiro viu neste post, o primeiro Dino a ser chamado de Ferrari. Assim, podemos dizer então que este foi o Dino responsável pela lendária linhagem das Ferraris de motor V8 central-traseiros, cuja última descendente é justamente a 458 Italia, que foi vista pelo AltoGiro no post anterior, em testes na USP.


Dessa maneira, o que podemos concluir sobre este Dino é que ele certamente foi fabricado entre 1973 e 1976, uma vez que daí pra frente, ele passaria a ser chamado de Ferrari 308 GT4. Este Dino estava em ótimas condições, e foi avistado na região da Avenida Paulista, em São Paulo. Sua pintura verde é muito atípica para carros de Maranello, e estava em ótimo estado de conservação. Este Dino tinha carroceria em um único tom, ao contrário da 308 GT4 em restauração da Golden Classics (que pode ser visto neste link).


Interessante as letras e números da placa preta, que atesta sua originalidade: FRD-0308, o que pode ser subentendido como "Ferrari Dino 308".

Parabenizo ao proprietário deste belo clássico, que me promoveu um belo avistamento em uma tarde simples na cidade de São Paulo. Certamente este esportivo representa com louvor suas origens, apesar de não levar o nome "Ferrari" inscrito em nenhuma parte de sua carroceria. Na minha opinião, acho isso até mais bacana do que um modelo pós-1976. Não deixa de ser uma Ferrari legítima, mas passa a ser reconhecido apenas por conhecedores e aficcionados de verdade, sem ostentação nenhuma.


Resumo:
V8 3.0L central-traseiro transversal
255 hp @ 7700 rpm
Vel. máx: 250 km/h

8 comentários:

  1. Boa, Xineis!

    O carro tá com uma cara muito boa, mesmo. Além dos V8, a marca dino carregava motores 6 cilindros, também. Com essa tendência de reduzir consumo, é capaz de vermos uma Ferrari com V6 em breve. Será?

    -WS

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  2. Já errava o Jeremy dizendo que a tendência dos esportivos eram ter seus motores reduzidos em prol da redução de consumo e poluentes, achando que o Aventador seria o último V12 fabricado. E então veio a F12 Berlinetta...

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  3. boa wilsao, realmente haviam as Dinos de 6 cilindros...

    bom, pelo menos até agora, posso dizer que nunca na minha vida vi uma "Ferrari" verde ainda...!
    hahahahaha

    João, tbm acho isso...
    acho que as duas marcas nunca deixarão de fazer V12s.. não deixaram de fazer na crise do petróleo dos anos 70-80, não deixarão de fazer agora...
    o que vai acontecer certamente, é a diversificação da linha de produtos pra buscar um leque maior de clientes, como já podemos ver com a FF, Urus, etc...

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  4. ah
    alguem reparou nos pneus "slicks"??

    parecem até pneus de competição, mas estavam gastos mesmo, heheheh

    é bom não sair com esse dino na chuva... o.O

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  5. Verdade, parecem slicks, mesmo, haha!

    -WS

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  6. Não foi totalmente assim, a Ferrari precisava de fabricar os motores V6 pela Fiche na Formula 2. Então produziu o motor Dino 2.4 motor dianteiro. A marca Dino nasceu por um fato um pouco diferente, DIno era o filho de Enzo Ferrari, e mais disso, aquele motor de 8 cilindros foi tb montado depois na Lancia Thema Ferrari. O DIno que esta nestas fotos não tem nada de FIat. Se precisar pergunte, pois meu pai foi dono de um DIno, então sei das coisas não como leitor....mas um pouco mais diretamente (nascido e criado na Italia).

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  7. O primeiro DIno Fiat era com motor inteiramente em aluminio, depois uma outra versão era com monobloco em gusa (vulgarmente ferro fundido), e cabeçotes em aluminio a 4 comandos de valvulas. O carro era COupe ou Conversivel, ver o Link abaixo http://dayerses.com/data_images/posts/fiat-dino-coup%C3%A9/fiat-dino-coup%C3%A9-09.jpg

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  8. valeu pelas dicas, Gianluca.
    Mas em nenhum momento foi dito que o Dino era um Fiat..

    tens fotos do Dino de seu pai? Caso tenha, compartilhe conosco, que faremos um post sobre ele com prazer!

    um abraço

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