domingo, 29 de janeiro de 2012

[Alto Giro Avistamentos] Audi Q3 em São Paulo

Estava rodando pela Av. dos Bandeirantes, e vi o novo Audi Q3 na frente de uma concessionária, no fim de semana passado. O Q3 ainda não foi lançado no Brasil, mas já pode ser encomendado nas concessionárias a partir de 1º de fevereiro. Ainda sem preço definido, sabe-se apenas que o SUV compacto da Audi terá preços iniciais semelhantes aos do Land Rover Evoque em sua versão de entrada. 
Além do Evoque, o Q3 concorrerá também com BMW X1 (o supercamelo). Foi se divulgado pela imprensa nacional que o Volvo XC60 também entraria na mira do Q3, mas discordo parcialmente. Apesar de estarem posicionados em faixas de preços semelhantes, o Q3 tem porte e proposta diferentes do XC60. O Volvo é consideravelmente maior, e mais familiar que o jovem Audi. Lá fora, a Buick está lançando o compacto Verano, que a GM proclama como um membro da classe dos SUVs supracitados.
O Q3 tem design típico da Audi, sendo mais anguloso e atarracado que o Q5. Suas linhas são marcantes, mas ao vivo o carro não me impressionou. Não achei tão belo quando o Q5 e muito menos que o Evoque. Mas certamente melhor que o X1. 
O Q3 usa a plataforma do Tiguan, a mesma plataforma PQ35 empregada amplamente em toda a linha VW atualmente. Esta mesma plataforma que vai sob a carroceria do Golf/Jetta Mk5 e Mk6,  Audi A3 e TT, e alguns SEATs e Skodas. Isso significa que terá motor transversal, ao contrário do longitudinal de seus irmãos maiores Q5 e Q7. 
No Brasil, o Q3 deve ser vendido com o famoso 2.0 sobrealimentado por turbocompressor do grupo VW, motor que é disseminado em diversos carros das diversas marcas do grupo. Mas este 2.0 TFSI vai vir com duas calibragens: 170 cv e 28,5 kgmf, que vai de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos, ou 211 cv e 30,5 kgmf, que por sua vez leva 6,9 segundos pra chegar a 100 km/h da imobilidade. Ambos os motores virão casados ao câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas. 

Segue abaixo, uma avaliação em inglês da Auto Express sobre o Q3. No final, o avaliador prefere o Q3 ao X1, mas não ao Evoque.


- Jackson

Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com que teremos o prazer em publicá-lo!

4 comentários:

  1. vai vender que nem água

    ResponderExcluir
  2. Concordo que o Q3 não é tão bonito. O Q5 é o utilitário mais bonito da Audi, de longe, e talvez um dos mais bonitos do mercado.

    Mas se a questão é comprar "SUV" pequeno, é quase um pecado não pegar um Evoque!

    -WS

    ResponderExcluir
  3. é verdade
    tenho visto vários evoques na rua, inclusive um com roda aro 20"
    é inegável que o SUV é belo!

    mas, agora que foi anunciado o (bom) preço de R$ 140 mil reais, concordo com o Rossi:
    vai vender que nem água!!

    imagino se fosse antes do (ridículo) aumento do IPI... quanto sairia?
    130? 125?

    ResponderExcluir
  4. Vauxhall are pulling out all the stops this year, they are bringing a new Corsa to the table, the Vauxhall Adam Grand Slam, a new Viva model and a hot Corsa VXR. Then there’s the 2015 Vauxhall Astra of course.

    ResponderExcluir