quinta-feira, 29 de setembro de 2011

[Alto-Giro F1] GP de Cingapura - Pós GP

Pois bem, caros leitores do Alto-Giro... gostaria de poder começar esse post com uma grande expressão de surpresa e alegria, mas não foi o que tivemos no GP de Cingapura do último final de semana. A corrida foi boa para fãs do automobilismo como eu, mas infelizmente, a emoção ficou apenas no pelotão intermediário e, mais infelizmente ainda, sem a participação dos brasileiros nessa história.

No pódio, nada além do esperado: vitória tranqüila de ponta a ponta de Sebastian Vettel, seguido de Jenson Button e Mark Webber, que completaram os três primeiros. O alemão da Red Bull agora soma 9 vitórias em 14 corridas e está a irrisório 1 ponto de ser campeão mundial: Vettel possui agora 309 pontos na classificação geral, contra 185 de Button, que assumiu o segundo lugar na tabela, ultrapassando Fernando Alonso, que terminou o GP na quarta colocação e foi a 184 pontos. A diferença entre os dois primeiros agora é de 124 pontos, e como há apenas mais 125 pontos em jogo (5 GPs), um décimo lugar no próximo GP garante ao alemão o bicampeonato mundial, dado que mesmo que ocorresse um absurdo de Button vencer todas as corridas até o final do campeonato, Vettel ainda teria vantagem no critério de desempate, com maior número de vitórias. Já no campeonato de construtores, a Red Bull lidera a tabela com 491 pontos contra 353 da McLaren e 283 da Ferrari e também dificilmente deve deixar o título escapar nesse ano. Certamente as concorrentes já abandonaram a atual temporada e devem estar alocando todos os seus esforços para desenvolver os bólidos para a próxima temporada, é a única coisa possível a fazer ainda este ano.

Além da vitória de Vettel, tivemos mais acontecimentos que já estão virando tradicionais na F1: besteiradas de Michael Schumacher e Lewis Hamilton. O alemão ex-aposentado e heptacampeão mundial cada vez deixa mais claro que o único motivo de sua volta à F-1 foi poder andar num kart mais moderno. Eu, pessoalmente, como grande fã do Schummy, imploraria pra ele sair do mapa de vez. Toda a mística que ele criou de ser uma máquina dentro de outra máquina e batedor de todos os recordes da história, está virando pó com as besteiras que ele vem fazendo, como a batida em Sérgio Perez no GP de Cingapura. O mexicano, por sua vez, vem se mostrando um piloto muito rápido e levou sua Sauber à 10ª. colocação no domingo passado. Há quem diga que ele seria um forte candidato ao cockpit da escuderia de Maranello em 2013.

E falando em escuderia de Maranello e besteiras, como deixar passar mais um erro de Lewis Hamilton ? Mais uma besteira, típica de iniciantes, levou o inglês a acertar a traseira do brasileiro Felipe Massa. Resultado: uma asa frontal a menos e uma punição para o inglês, um pneu furado para o brasileiro. Felizmente, Hamilton, por ser um piloto agressivo e extremamente habilidoso, recuperou-se bem e ainda chegou na quinta colocação. Já não podemos dizer o mesmo de Massa, que terminou apenas em nono.

Nossa outra esperança de alegrias (mesmo que limitadas) para o final de semana, Bruno Senna, também não brilhou e o único destaque que teve foi quando cometeu um erro logo no início, quando errou a freada e bateu no muro, prejudicando sua corrida. Já se esperava um desempenho ruim da Lotus Renault no final de semana, pois o circuito de Marina Bay não favorecia o carro da equipe. Chegaram a testar um novo pacote aerodinâmico na sexta feira, mas os poucos testes não deram confiança a equipe para botá-lo em prática no domingo (o pacote traz uma carenagem mais apertada, deixando todo o conjunto mais compacto e, assim,  gera mais pressão aerodinâmica no geral, principalmente na parte traseira do carro). Portanto, as alterações ficaram a ser instaladas no próximo GP.

Por fim, boas notícias essa semana para a F-1: Robert Kubica, um dos mais habilidosos pilotos da atualidade, na minha humilde opinião (e na opinião de muitos), voltará a correr em 2012, segundo os médicos do piloto. Ainda há uma lenta recuperação dos músculos do piloto, que estão imobilizados há muito tempo e exigirão um longo trabalho de re-tonificação até atingir o estado ideal. Ao que parece, o polonês titular da Lotus Renault recuperou o tato das mãos na ultima semana e caminha positivamente para, em breve, reassumir um cockpit na F-1. Desejamos melhoras, Robert!

Essa semana a Fórmula 1 tira “folga”, tempo para ajustes nos carros para o GP do Japão, que ocorre no final de semana de 9 de outubro, em Suzuka, daqui uma semana e meia, quando nós, do Alto-Giro, voltaremos a falar de F1! Até lá!

Veja os outros dois posts relacionados:

[Alto-Giro F1] GP de Cingapura - Fotos e Sons

[Alto-Giro F1] GP de Cingapura - Pré GP

- João

Um comentário:

  1. Eu apostei fácil e ganhei, hehe! Vettel na cabeça, ponta-a-ponta. Ninguém tira dele, e a diferença que ele tá colocando no Webber só serve para mostrar como ele é bom piloto, além de ter o melhor carro do grid.

    Button tá fazendo uma bela temporada, gostei de ver. Admito que subestimava ele um pouco, já que ele foi campeão num ano em que praticamente correu numa liga separada (Brawn x Outras).

    Schumi continua na mesma toada desde que voltou. Uma tristeza pra um campeão dessa envergadura. Falaram que ele podia sair e ir pro DTM. Tomara!

    Hamilton fez mais besteira, como tem feito a temporada inteira. O coitado do Massa é que leva a pior sempre, haha! Aquele tapinha que ele deu no Hamilton na entrevista não foi nada, devia ter sido um tapão na cabeça, haha!

    Senninha ainda tem chances de impressionar, espero que o pacote de mudanças da Lotus-Renault tenha bons resultados. Problema é que, mesmo que ele vá bem, tá difícil garantir vaga no grid em 2012 - Rubinho que o diga!

    Espero que o Kubica volte, mas duvido que ele volte a ser aquele piloto de antes do acidente.

    Bela coluna, Jão!

    -WS

    ResponderExcluir