sábado, 27 de fevereiro de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] Mercedes-Benz SLR Roadster


Mercedes-Benz SLR Roadster




O Alto-Giro posta hoje mais um avistamento absolutamente espetacular vindo das ruas da cidade de São Paulo. O Mercedes-Benz SLR Roadster é mais um esportivo que já nasceu lendário. Versão conversível do exclusivíssimo SLR, o Roadster é um raro avistamento em qualquer lugar do mundo, visto que sua produção mundial foi limitada a apenas 1000 unidades. Ao módico preço de meio milhão de dólares nos EUA quando novo, para aparecer em terras tupiniquins esse conversível espetacular deve ter sido embarcado por cerca de 3 milhões de reais.


SLR's são Gran-Turismos superesportivos, representantes do ápice do que a AMG era capaz de desenvolver. Foi projetado junto com a Mclaren, e essa combinação explosiva das duas das mais importantes empresas de engenharia automotiva no mundo produziu este produto magnífico de alumínio, aço e fibra-de-carbono.


SLR's são esportivo brutais, com números de desempenho impressionantes. Mas, ao contrário de superesportivos dedicados, SLR's não são conhecidos como os melhores companheiros para trajetos sinuosos e pistas travadas, terreno de Porsche Carrera GT, Ford GT, Ferrari F430 Scuderia ou qualquer veículo da linha da Lotus! Os SLR's ficaram conhecidos pela sua impressionante capacidade de aceleração, seu design impressionante e exótico e pela excelência na engenharia de seu projeto.


Mercedes-Benz SLR no salão do automóvel de 2004

Muitas vezes, foi injustamente subqualificado diante de outros superesportivos de sua época. Para sua infelicidade, dois dos maiores nomes do começo do milênio foram criados durante sua existência: o Porsche Carrera GT e a Ferrari Enzo. Comparações eram inevitáveis. Por ser consideravelmente mais pesado, os SLR's não eram tão capazes na pista.



Os SLR's, no entanto, tinham outro foco. Com motor central-dianteiro, foram o ápice dos Gran-Turismos do começo da década, com concorrentes como a Aston Martin em proposta. A Aston Martin está construindo o "seu SLR" atualmente. Chama-se One-77, e foi criado para ser o supra-sumo dos esportivos GTs de todas as épocas.



Então, vendo sob esse foco, o SLR é um carro admirável. Um Gran-Turismo com design arrebatador, acabamento impecável da Mercedes-Benz e um V8 sobrealimentado de ronco grave e apaixonante. Perfeito para as tão mencionadas cruzadas intercontinentais, quando falamos sobre Gran-Turismos aqui no Alto-Giro Blog! O Roadster então, é um caso à parte. Raríssimos, belíssimos, extravagantes e completamente exóticos.


pisca traseiro do SLR Roadster

O Alto-Giro já registrou um outro encontro com um SLR Uhlenhaut Coupé de 1956 no museu da Mercedes. E já vimos o SLR coupé no salão do automóvel de 2004 (foto ao lado). Agora, avistar um SLR Roadster, de produção limitadíssima no mundo todo, rodando nas ruas de São Paulo, foi um privilégio absoluto! Segundo algumas fontes, talvez seja este o único exemplar no Brasil. Como não podia deixar de ser, foi avistado num sábado de manhã na Av. Europa, seu habitat natural.




Um breve resumo do mito:

Mercedes-Benz SLR Roadster

- V8 5.4 L central-dianteiro sobrealimentado com compressor
- 626 cv @ 6500 rpm
- 79,5 kgmf @ 3250 rpm
- 0-100 km/h em 3,8 s
- Vmax: 332 km/h
- peso: 1.746 kg

Se interessou pelo brinquedo?? Caso esteja pensando em levar um pra sua garagem, comece pagando pelo seu IPVA!!



- Xineis
Equipe Alto-Giro

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

[Alto-Giro] Bugatti EB 110 SS


EB 110 SS


Depois de uma pequena pausa, o Alto-Giro volta a publicar avistamentos de carros realmente especiais. O deste post em particular deve causar uma boa nostalgia nos admiradores de carros nascidos na década de 80. Sim, pois o Bugatti EB 110 era um dos carros mais exclusivos da nossa infância/adolescência. E agora, mais uma vez graças a nossos amigos da Platinuss, está aqui no Alto-Giro Blog, para o deleite de todos.


Se hoje Bugatti é sinônimo de Veyron, nem sempre foi assim. A montadora, criada no início do século passado, tem rica tradição em corridas, incluindo um ano na F1. Muitos de seus modelos clássicos (vale a pena dar uma olhadinha no ultravencedor Type 35) atingem ainda hoje, em leilões especiais, valores altíssimos, mantendo parte da aura de exclusividade e velocidade de quando foram lançados. E pode-se dizer que a Volkswagen, retentora dos direitos da marca desde 1998, fez questão de trazer essas características de volta no Veyron. Mas antes mesmo de os alemães entrarem em cena, outro modelo honrou a tradição do nome de Ettori Bugatti: o EB 110.

Apesar de não custar mais de 1 milhão de euros, o EB 110 GT (o original) tinha um V12 "de F1" , com apenas 3.5 L de deslocamento (ou menos de 300 mL por cilindro - a título de curiosidade, um 2.0 comum tem 500 mL por cilindro), quadriturbo - neste quesito, empata com seu irmão Veyron. Essa verdadeira usina de força gerava 550 cv, o que resultava numa aceleração de 0-100 km/h em 3.4 s e velocidade máxima de 343 km/h. Números absolutamente espetaculares à época, e ainda impressionantes hoje.


Mas o quesito técnico em que o EB 110 mais se destacava ficava escondido aos olhos: seu chassi. Feito em fibra de carbono, era construído pela empresa Aerospatiale, acostumada a fabricar... aviões! Nada mais apropriado para um carro que voava nas pistas, não? (Desculpem, não resisti ao clichê! Hehehe...)

Aparentemente, a versão GT não era suficientemente impressionante para os engenheiros da Bugatti, que, pouco tempo depois de seu lançamento, apresentaram o EB 110 SS, com 600 cv, 0-100 km/h em 3.2 s e 348 km/h de velocidade máxima. Dava pra querer mais?

A curiosidade em relação ao modelo das fotos, é que ele nasceu como um EB 110 GT e foi transformado num SS. Tudo feito de forma tão caprichosa que foi reconhecido como um autêntico SS pela própria Bugatti, como pode-se ver em sua plaqueta de identificação.


Na conversão, o modelo original também recebeu essa linda pintura em "azul Bugatti" (também mencionada na plaqueta), certamente a cor de maior identificação com a marca.

Adicionalmente, a asa traseira móvel da versão GT foi substituída pelo aerofólio fixo do SS.


O resultado é absolutamente impressionante, e consegue chamar muito a atenção mesmo rodeado por superesportivos atuais do calibre do Zonda.

Fiquem com mais algumas fotos:

Reparem no detalhe da tomada de ar!


Portas "tesoura" - um dos mecanismo mais legais de se ver funcionando!


Interior: datado, um pouco exagerado nos painéis em fibra de carbono, mas completo em instrumentos.


Pra finalizar, uma visão do Paraíso (também conhecido como ambiente de trabalho da Platinuss):


Fiquem ligados: em breve, mais um post especial, sobre a Diablo vermelha da foto acima!


-WS
Equipe Alto-Giro

Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

[Alto-Giro] Lada Roots

Esse orgulha qualquer russo!



Com as chuvas que estão dando aqui em SP, poderiam oferecer esse "adaptador-tanque" como opcional de qualquer carro!

-Rossi (dica do Xineis, via Autoblog)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

[Alto-Giro] CFO Fail !!!

Business Fail



Qual será a empresa deste Chief Financial Officer ??
Qualquer que seja, seu setor financeiro deve estar falido!!



Provavelmente ele deve ser o CFO da transportadora de valores abaixo!!




São Paulo é assim.. qualquer um abre um negócio e acha que vai dar dinheiro!!

- Xineis

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

[Alto-Giro] Como andar no teto do túnel



Sempre houve a lenda de que, fisicamente, um carro de Fórmula 1 é capaz de andar de cabeça para baixo no teto de um túnel a partir de certa velocidade, por causa da força normal gerada pelo deslocamento do ar que flui sobre os apêndices aerodinâmicos de sua carroceria. Para tanto, esta força teria de ser superior ao peso do veículo, basicamente a mesma teoria que aplicam todos os veículos capazes de se sustentarem em translado sem contato com o chão - também conhecido como aviões.

Infelizmente nenhum aventureiro (ou maluco completo) implementou essa idéia. Afinal, as condições para tal experimento são impraticáveis, e as consequências no caso de falha, desastrosas.
Mas aproveitando essa lenda urbana automotiva, a Mercedes-Benz criou um comercial de seu novo superesportivo, o SLS, que, se não anda ao contrário, chega muito perto!

Depois de lançar o primeiro vídeo da façanha, a Mercedes publicou uma segunda versão de seu comercial, com ninguém menos do que Michael Schumacher, seu mais novo piloto da F1!!



OK, sabemos que esse vídeo é falso, claramente produzido por computação gráfica. Fora que ninguém seria louco de deixar a equipe de resgate (justo eles..!!) exatamente no caminho, a serem desviados a poucos milímetros da manobra.

Mas para satisfazer nossa curiosidade, ainda bem que existe Top Gear, e seu apresentador, Jeremy Clarkson.
Talvez o melhor programa de todos os tempos, Top Gear mostrou na vida real o que a Mercedes montou digitalmente...

bom... de certa maneira, digamos....

vejam o vídeo hilário e entenderão!!



- Xineis

domingo, 7 de fevereiro de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] Nissan GTR e Mercedes SL AMG


NISSAN GTR & MERCEDES SL AMG (parte 3)



O Alto-Giro Blog avista novamente esses dois espetaculares esportivos nas ruas de São Paulo. Duas das melhores máquinas que as escolas alemã e japonesa têm pra oferecer, estão sendo incomumente vistos com certa frequência nas ruas paulistanas.
Como já é de costume aqui no Alto-Giro, apresentamos o Nissan GTR fazendo dupla com Mercedes SL AMGs. Tudo bem que é um costume meio sem-sentido, mas quem acompanha o Alto-Giro faz tempo sabe que como os apresentamos juntos na primeira vez numa garagem, e a segunda vez nas ruas, repetimos a dose no avistamento de hoje!




Primeiramente, o GTR foi avistado na frente de uma oficina de carros exóticos, no bairro do Brooklin, perto da Av. Eng. Luís Carlos Berrini.
Este é o terceiro GTR que vimos em São Paulo, na cor cinza escuro (Gun Metallic, segundo a Nissan), diferentemente do prata (Super Silver) e preto (Black Obsidian) vistos nos outros posts.



É possível ver outros carros exclusivos dentro dessa oficina, como a Ferrari 360 Modena no interior do estabelecimento. Dentro de alguns dias, o Alto-Giro Blog publicará um post breve sobre outros carros dessa oficina!

Como não poderia deixar de ser, pra complementar esse post, abaixo temos duas Mercedes SL AMGs que avistei rodando pelas ruas.



Este primeiro é um SL 63 AMG foi visto perto da ponte Cidade Jardim, em direção ao Morumbi. Essa cor grafite combina com o GTR visto acima. O design da seção dianteira dessa nova geração é bem duvidoso, e muitos entusiastas preferem a elegância da versão anterior. Mas de qualquer modo, avistar um SL 63 é gratificante em qualquer versão!



Já o SL abaixo vai além! Avistado perto do parque do Ibirapuera, a obra-prima da engenharia abaixo se trata de um espetacular, raríssimo e totalmente exagerado SL 65 AMG. Sob seu capô, está um monstro de 12 cilindros biturbo que gera 604 hp, usina de força que pode envergonhar grande parte dos exóticos esportivos italianos com design muito mais exagerado do que este elegante SL.


Mas, por incrível que pareça, o que mais se destaca do seu trem de força não é sua cavalaria. Mais impressionante do que seus 604 hp, são os 102 kgmf de torque produzidos. Esse momento colossal parece ser capaz de arrancar qualquer objeto estático que se acorrente o SL65..!! Uma comparação semelhante, mas em proporções menores, pode ser lida no post sobre o Aston Martin Vantage. Para se ter uma noção do que 102 kgmf representam, a Ferrari 599 GTB produz 62 kgmf e a Ford F350 SuperDuty, a picape projetada para puxar até 7 toneladas de carga, fica nos 63 kgmf com seu V10 6.8L.


Nesta foto lateral, é possível ver o pequeno emblema com as inscrições "V12 biturbo" na saída de ar lateral no pára-lama dianteiro. É impressionante como um detalhe tão pequeno tem um significado tão intenso num carro!!

Um breve resumo das máquinas:

Nissan GTR
- V6 3.8 L biturbo dianteiro
- 480 hp @ 6400 rpm
- 59 kgmf @ 3200 rpm
- 0-96 km/h em 3,5 s
- Vmax: 311 km/h
- peso: 1730 kg

Mercedes SL63 AMG
- V8 6.3 L dianteiro
- 518 hp @ 6800 rpm
- 64 kgmf @ 5200 rpm
- 0-96 km/h em 4,5 s
- Vmax: 250 km/h (limitado eletronicamente)
- peso: 1939 kg

Mercedes SL65 AMG
- V12 6.0 L biturbo dianteiro
- 604 hp @ 4800 rpm
- 102 kgmf @ 2000 rpm
- 0-96 km/h em 4,2 s
- Vmax: 250 km/h (limitado eletronicamente)
- peso: 2066 kg

- Xineis

Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com que teremos o prazer em publicá-lo!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

[Alto-Giro] Piada pronta: Toyota - slogan FAIL!

Imagino que todos os seguidores do blog conheçam a história do mega-giga-ultra-recall da Toyota. Resumindo a história: vários modelos da montadora nipônica (só nos EUA, mais de 2 milhões de carros, sem contar Europa e China - aparentemente, o Brasil ficou de fora) sob certas circunstâncias, podem "pregar" o pedal do acelerador no assoalho, fazendo o carro se mover à frente mesmo contra a vontade do motorista. Para quem estiver interessado, vale a pena dar uma ohada na extensa cobertura do Autoblog.

Mas isso não importa (eu não tenho nenhum carro da Toyota, hahaha!!!). O que importa mesmo é o slogan deles nos EUA e em outros países:


Isso mesmo, "moving forward" => "movendo-se à frente" - numa tradução literal e de interesse especial para a piada. Hahahaha!!!! Será que os caras do departamento de Marketing tiveram algum tipo de premonicão? Talvez devessem mudar para: "moving forward - even when you don't want to" => "movendo-se à frente - mesmo quando você não quer". Hahahaha!!!!


-WS
Equipe Alto-Giro

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] NOT Smart

Outro dia estava passando de carro numa rua na Vila Nova Conceição, bairro nobre de São Paulo.

Local habitualmente povoado por Smarts e Minis, os novos hits da classe média/alta descolada paulistana, vi de longe o que seria mais um Smart Fortwo, só que com um amarelo-ovo bem chamativo...



Foi só chegando mais perto, quase nem olhando pra ele, que me dei conta:

Aquilo NÃO era um desses minicarros da Mercedes-Benz.
NOT Smart!!!




Aquilo era uma pertubadora tentativa de induzir desatentos a pensar que estariam diante de um desses charmosos (para alguns) e eficientes ForTwos.
Chegando perto deu pra perceber do que se tratava.
Isso é uma cópia chinesa. O repugnante objeto em questão é um
Shuanghuan Noble!!



Acredito que se o dono desse carro comprou um Smart falso, é de se prever que tenha uma inteligência falsa...
Afinal, acredito que se alguém compra um carro falso (ou qualquer outro produto) por causa do status que o produto original lhe traz, necessita de alguma maneira afirmar algo que não consegue por vias próprias.

E muito além disso, certamente esse veículo não atende às normas de colisão e segurança européias, dos quais as normas brasileiras são baseadas. E infelizmente essa armadilha assassina sobre rodas está à solta por aí nas vias paulistanas, circulando inseguramente esperando se envolver em algum acidente.




Comprar um carro "falsificado", além do ridículo, traz enormes prejuízos para a indústria automotiva que tanto prezamos. Vou repetir exatamente o que já foi dito aqui no Alto-Giro.
A pura cópia de um carro de outra marca representa um completo desrespeito à propriedade intelectual, destrói o investimento de milhões de dólares feito em pesquisa e desenvolvimento da empresa prejudicada e acaba com a imagem do veículo copiado! Autoridades chinesas são conhecidas por fecharem os olhos ao que suas empresas fazem com o investimento feito por empresas do resto do mundo, acreditando que esta é a melhor maneira de impulsionar a indústria de seu país. Pensar desse jeito é a mais completa burrice, pois prejudicar a concorrência legal e ignorar a propriedade intelectual só diminuem a credibilidade de sua indústria e minam as bases para o desenvolvimento de uma indústria balanceada e justa.

O Shuanghuan Noble é o terceiro carro que entra para a série de "por que ainda não devemos comprar carros chineses" do Alto-Giro, que já teve a parte 1 e a parte 2!!

Só digo mais uma coisa:
FAIL AT BEING SMART!!!

válido para o carro, mas principalmente para o dono....

-Xineis

[Alto-Giro Bizarro] A menor garagem do mundo!

E o velho mais esperto do mundo!
Vejam e entendam o porquê! (Nem precisa entender a língua)


Ele está praticamente criando um Panda em cativeiro!
Vale a denúncia?
ueheuheuhe

(dica do Diego)

- Rossi