sexta-feira, 30 de outubro de 2009

[Alto-Giro] Tecendo o esqueleto do Lexus LFA

Ainda de carona no assunto do grande lançamento da Lexus, o LFA, este post mostra como um punhado de fios de fibra-de-carbono ganham forma ao serem tecidas por uma máquina gigante até se tornarem a coluna A do superesportivo da Lexus!

O novo Toyota é impressionante pelas suas especificações técnicas e pelo ronco de seu motor. Seu processo de fabricação não poderia ser menos exclusivo!! Essa máquina parece muito ter saído direto do filme Matrix!




- Xineis

[Alto-Giro] Comercial Porsche Panamera

Simplesmente ANIMAL essa campanha pro Panamera...fico feliz que os publicitários realmente entenderam a cabeça de quem gosta de carro, principalmente de Porsche.
Quase escorre uma lágrima ver todos esses modelos históricos juntos.
Lindo (meio gay, mas tive que falar).



E aqui um mini-making-of:



Isso que é um comercial feito pra quem gosta de carro MESMO....pqp
gozei

- Rossi

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

[Alto-Giro] Spyker no Salão de Genebra de 2006

Hoje, dando seqüência ao post sobre o stand da Pagani, e diretamente relacionado a um de nossos melhores avistamentos/flagras, apresentamos o stand da Spyker no Salão de Genebra de 2006.

Um dos salões mais conceituados do mundo e que, ao contrário dos irmãos maiores de Frankfurt e Paris (e até mesmo do primo pobre de São Paulo), ocorre todos os anos, no mês de março, o Salão de Genebra é a sua maior chance de chegar muito perto dos maiores superesportivos. Isso porque, dizem as más línguas, como o público é mais elitizado, as marcas liberam o contato direto com modelos que, até mesmo nos outros salões europeus são mais protegidos. Infelizmente não para todos, como foi o caso da Pagani e agora da Spyker. Mas chegar tão perto de carros desse naipe já é uma bela motivação para visitar a Suíça!


Parecido com o C8 Laviolette flagrado pelo Xineis, podemos ver aqui um cupê com teto de vidro, com uma de suas sensacionais portas "tesoura" aberta. Assim também dá pra ver o interior espetacular, que é marca registrada da Spyker e um dos meus preferidos de todos os tempos, apesar de (ou talvez exatamente por) seu exagero e extravagância. Ah, o volante não é pra lembrar um timão, mas sim uma hélice!


Abaixo, um pedaço do C8 Spyder...


E, por fim, o conceito D12 Peking-to-Paris!


O D12 é o que se pode chamar de "pai do BMW X6", dada sua proposta de cupê/utilitário, das mais infelizes, na minha opinião. Mesmo assim, não se pode ignorar suas características de construção, que incluíam um W12 (W mesmo, não V) de 6 litros e 500 cv, que o levariam de 0 a 100 km/h em 5 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 300 km/h.

Na época, seu preço era estimado pela própria marca em 228.000 EUR, sem contar os impostos, preço completamente exorbitante para um X6. Mas, é claro, temos que lembrar que seria um fora-de-série exótico e exclusivíssimo, caso viesse a ser construído. Rumores sobre sua produção ainda pairam no ar, mas eu não sou dos que torce para que sejam verdade.


Curiosidade: o D12 teria como opcionais, segundo a própria marca, um conjunto de malas Louis Vuitton, bancos com 10 ajustes e rodas de 22" Aeroblade (o que quer que isso signifique).

O D12 não dá pra comprar, mas, se você se contentar com um dos cupês ou conversíveis, pode encomendar o seu aqui mesmo em SP. A Platinuss já trouxe um C8, como nós mesmo flagramos, e promete trazer inclusive o novo Aileron. Quem sabe não teremos logo mais avistamentos dessas peças raras e espetaculares da engenharia automobilística?


-WS

PS: os créditos e agradecimentos pelas fotos vão para nosso amigo Peter Spade.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

[Alto-Giro] Prenda um bandido e salve uma baleia!

Em 1996, a polícia da Finlândia desenvolveu um método bem... peculiar... de pegar fugitivos motorizados.

Usando um harpão na frente do carro de polícia, o dispositivo penetra e se afixa na carroceria do carro do bandido, unindo o carro do perseguido com o do perseguidor. Dessa maneira, basta o carro da polícia frear, para criar arrasto suficiente para imobilizar o carro dos delinquentes. Caso isso não baste para render os fugitivos, o harpão ainda solta gás lacrimogênio, atordoando assim qualquer bandido que ainda não se deu por vencido pela artilharia penetrante que mais parece ter saído de algum filme (ou desenho animado!).



Compreensivelmente, o dispositivo nunca foi adotado oficialmente pelos oficiais finlandeses, mas que com certeza seria uma alternativa interessante para a polícia brasileira, diante da crescente criminalidade que derruba helicópteros em meio à aproximação dos dois maiores eventos esportivos da história do país.


- Xineis

[Alto-Giro Avistamentos] VW Eos e Fiat 500

Juntei esses dois avistamentos em um porque não são carros extraordinários, mas são difíceis de serem vistos nas ruas, principalmente fora de SP.
Então acho legal trazer esses carros que no dia-a-dia somem na paisagem, mas que para nós, que assim como você, gostamos MUITO de carro, fazem diferença e nos animam.

Primeiro é o VW Eos, coupé-cabriolet que quase passa despercebido em meio aos outros carros:

Foi o único que vi até hoje, e esse carro já foi lançado há alguns meses aqui.

Outro avistamento é do novo Fiat 500 (Cinquecento). Eu já tinha visto esse carro no Salão 2008 e também no aeroporto de Congonhas, exposto. Mas hoje vi o primeiro na rua, e consegui fotografá-lo. Ele tinha aquela cor pérola.

Veja como o antigo 500 era pequeno!

Espero continuar avistando carros diferentes e de cores diferentes nas ruas de SP, pra quebrar a monotonia e stress de dirigir nessa cidade!
Ah, também espero que alguém se comova e queira me dar um celular com uma câmera decente!

- Rossi

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

[Alto-Giro Avistamentos] Shopping Cidade Jardim

Hoje um avistamento meio diferente: todos os carros mostrados aqui estavam expostos no Shopping Cidade Jardim, um dos mais agradáveis e elitizados da cidade de São Paulo. O ambiente é muito legal, e recomendo a todos que estão na capital uma passadinha por lá.

Dado o alto poder aquisitivo de seus freqüentadores, é natural que as montadoras exibam seus modelos mais caros por lá. Assim, numa volta curta, encontrei os seguintes carros:

- smart fortwo cabriolet (escreve-se com letras minúsculas, mesmo): com preço na faixa dos R$ 60 mil, deve atrair aqueles que precisam de um veículo ágil e fácil de estacionar, principalmente na cidade. Na minha opinião, apenas mulheres jovens, hehe. Em especial a julgar pelo urso de pelúcia ao volante. Exposto na Daslu, ao lado de um fortwo "coupé", que não aparece nas fotos.


- Mini Cooper Cabriolet: posicionado na faixa dos R$ 100 mil, é um carro maior e mais caro que o smart, mas já não pode ser considerado um brinquedo. Seu motor, bastante potente para seu porte (120 cv), deve deixar o bichinho bem legal de dirigir. Mas eu queria mesmo um Cooper S, com 175 cv. Esse sim deve ser animal!

(Nota: a Lanchonete da Cidade, também presente no Cidade Jardim, está com uma promoção - compre um sanduíche Cooper, ganhe um test drive. Parece bem legal, se alguém já participou, deixe um comentário ou envie uma avaliação para a gente: altogiroblog@gmail.com)

Por fim, o carro (de longe) mais legal da visita: um Maserati Quattroporte! Um dos meus sedãs esporte preferidos, apesar de não ter taaaanta potência assim (pô, não sou eu que digo; olhem pra um S AMG, ou até mesmo um S 600, Porsche Panamera Turbo, etc). O visual do carro ficou bem legal depois do facelift, sobretudo a nova grade dianteira. Mas os LEDs no farol ficaram exagerados. Nada que estrague o carro, cujo principal defeito é seu interior: cheio de plásticos, não é compatível com a sua proposta.


Pois é, 2 carros "não grande coisa" e que veremos cada vez mais (ao menos pelo que nós andamos reparando em SP), e um mais respeitável e difícil de se ver. Acho que já vale, no mínimo, uma outra visita ao shopping daqui a um mês. Quem sabe eles não trocam os modelos?

-WS


PS: meio óbvio, mas as fotos são de celular.


domingo, 25 de outubro de 2009

[Alto-Giro] Detalhes da alta velocidade em baixa velocidade

Esse vídeo mostra cenas da alta velocidade na pistas, em baixíssima velocidade!!

Filmado em alta qualidade, o vídeo mostra tudo em slow motion, e é possível ver com clareza cada detalhe de cenas de corrida, outrora imperceptíveis ao olhar humano!

Vídeo muitíssimo interessante para todos que gostam de velocidade, e que com certeza valem os 1:47 min de duração!!



- Xineis

sábado, 24 de outubro de 2009

[Alto-Giro] Lexus LF-A em São Paulo!!


Aproveitando que o assunto da semana é a apresentação do primeiro superesportivo da Toyota, o Lexus LFA, posto aqui fotos do meu primeiro encontro com esse supercarro, nas terras paulistanas!



Daí vem a pergunta: como é possível a presença de um LFA em São Paulo, se mal acabou de ser apresentado em Tokyo e nenhuma unidade ainda está rodando nas ruas?

Pois é, reparem como no título, eu coloquei "LF-A", e não "LFA". Pois é esse pequeno traço, que separa o "F" do "A", que faz toda a diferença nesse caso. O carro que acaba de ser lançado, é o LFA, enquanto o seu protótipo foi chamado de LF-A!!



Esse post mostra as fotos que tirei do protótipo LF-A, visto no salão do automóvel de São Paulo de 2006. O protótipo foi mostrado no stand da Toyota, e mesmo naquele ano, já parecia possuir um design ultrapassado, um pouco aquém do que seria de se esperar do mais novo protótipo da Lexus.



É possível observar como as linhas básicas foram criteriosamente mantidas. A traseira praticamente permaneceu inalterada, com as mesmas lanternas e suas enormes aberturas pro radiador abaixo, e o escape triplo disposto triangularmente. O protótipo pareceu até ter linhas mais limpas e coerentes do que a versão de produção, algo contrário à lógica. Tanto é que não possui algumas aberturas exageradas na carroceria, como aquela que vai logo abaixo da coluna C do LFA de produção. Além disso, no protótipo, o farol dianteiro, apesar de extremamente sem graça, possui um formato definido e elegante; algo que falta muito à versão final! O mesmo pode-se dizer à toda a seção frontal.



Bonito ou não, é possível prever que a excelência técnica da versão final de produção será indiscutível. Muitas vezes no mundo automotivo, a verdadeira beleza do carro está longe das linhas de sua carroceria!

- Xineis

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

[Alto-Giro] Lexus LFA


A Toyota revelou oficialmente, o que pode ser considerado seu primeiro legítimo superesportivo. O Lexus LFA é a vitrine da marca para o que de mais avançado, inovador, tecnológico e ousado a marca consegue expor. Seria como se fosse o que o NSX foi para a Honda, nos anos 90. Só que levado ao extremo.

Este é com certeza um carro exclusivo. Tanto sua produção, limitada em 500 unidades, quanto o seu preço, de 375 mil dólares americanos, forçam essa exclusividade. Essa quantia é certamente extremamente elevada (e, de outro ponto de vista, abusiva) para um esportivo de uma empresa sem pedigree esportivo. No entanto, a Toyota conta que a demanda por cada uma de suas limitadíssimas 500 unidades com certeza superará a oferta. Ou seja, não importa o que os analistas e pseudo-especialistas tanto criticam: a empresa certamente moverá toda a produção de seu carro exclusivo.



Afinal, este superesportivo concentra todo o conhecimento e esforço da tecnologia de ponta da empresa que é conhecida por ser a mais eficiente do mundo! Isso, junto ao fato de ser uma edição limitada, basta para muitas pessoas desejarem ter acesso à essa exclusividade. Um outro Toyota que seja tão raro e exclusivo é difícil de se imaginar. Talvez o 2000GT de 1967 seja o único carro comparável, em termos de raridade. Mas não de desempenho bruto e avanço tecnológico em suas respectivas épocas.
E se ainda restarem dúvidas à esses fanáticos compradores, o ronco dessa máquina bastará para destruir qualquer indefinição. Vejam o vídeo abaixo, e entenderão por que os escapamentos do LFA estão sendo aclamados no ambiente eletrônico por emitirem uma das melhores melodias de todos os carros do mundo, atualmente. Aumente o volume pra ouvir seu V10 4.8 de 552 hp subir até 9.000 rpm, capazes de acelerá-lo de 0-100km/h em 3,7 s, até atingir a máxima de 325 km/h!!!




Mas se o LFA acertou em cheio na audição dos entusiastas automotivos, a carroceria desagradou um outro sentido de grande parte do público: a visão!

A beleza é subjetiva aos olhos de cada um. Existem casos muito discutíveis, como a nova Ferrari F458 Italia. Existem casos em que o consenso de que são belos é quase absoluto, como por exemplo o Jaguar E-Type, ou o Mercedes 300SL. No caso do Lexus LFA, está se formando no ambiente eletrônico, um consenso geral justamente contrário!



Eu tenho duas opiniões em relação ao desenho do Lexus LFA:

A primeira é que falta nexo ao seu design. Seu desenho é inconsistente, e o excesso de aberturas e entradas de ar formam uma poluição estilística, a meu ver, desnecessária. O farol parece que... não tem forma nenhuma!! Não consegui definir se o farol é bonito ou feio, pois não consegui identificar qual o seu formato exato! O para-choque dianteiro poderia ser mais criativo, pois parecem muito aos do Ford Fusion 2009.




A traseira parece o capacete de um robô, e as aberturas exageradas dos dois radiadores laterais, mesmo funcionais, são desnecessariamente desproporcionais.
O triplo escapamento traseiro, na minha opinião, não ficou ruim! É bem parecido com o do Ford GT90 invertido. Ficou certamente melhor que o triplo escape da F458 Italia.




A minha segunda opinião, é que mesmo com todas as críticas citadas acima, acho o desenho do LFA muito interessante. Em um mundo onde coexistem Lamborghinis Murciélago e Gallardo, Ferrari F430, Porsche Carrera GT e outras obras de arte sobre rodas, é fácil de criticar o novo Lexus. Por que então, critiquei tanto o desenho da F458 e agora tento amenizar num... Lexus..!!???

O design dos superesportivos sempre foi ditado pela escola italiana. Esportivos da Ferrari e da Lamborghini sempre foram referência em beleza automotiva. Entusiastas automotivos foram acostumados a apreciar o design europeu.
Tudo bem que o LFA tem um desenho controverso. Mas olhando por outro ponto de vista, o LFA apresenta um estilo único... bem nipônico!! Acredito que aí está a beleza deste carro. Ao fugir do fracasso que seria tentar imitar os traços europeus, a Toyota ao menos tentou trilhar seu próprio caminho estilístico. Poucos apreciam o estilo japonês em carros (e eu não sou um desses poucos), mas este carro foi feito para esses entusiastas. Fico feliz que a Toyota tenha estilizado seu superesportivo desta maneira, trazendo assim mais diversidade ao seleto mundo dos superesportivos.

Por isso, penso que antes de sair criticando sem critérios o mais novo superesportivo no mundo, deve-se enxergar um pouco o que esse carro representa à essa esfera. É um supercarro inovador, certamente vanguardista e que concentra toda a excelência tecnológica da mais eficiente montadora do mundo. Tenho certeza que suas 500 unidades, mesmo ao absurdo preço de 375 mil dólares (para comparação, a nova F458 está com preço estimado de cerca de 220 mil dólares) serão vendidas sem problemas, e que todos os felizes compradores ficarão totalmente satisfeitos com seu carro. Como sempre um produto da Toyota foi!



Admiro o LFA por esse conjunto de fatores, e aplaudo a Toyota por ter coragem de continuar esse projeto até o fim, mesmo enfrentando a pior crise econômica da história, e a pior crise financeira da empresa!! Não se esqueçam que, no mesmo período, a Honda cancelou o projeto do novo NSX, a Chrysler matou o novo Viper, a GM faliu e a Porsche fracassou na sua tentativa de comprar a VW e acabou sendo comprada.
Se todos nós conseguíssemos viver sem preconceitos, passaríamos a admirar muito mais excelências da engenharia que são injustamente desqualificadas por pseudo-conhecedores automotivos!

- Xineis

Update: Só uma curiosidade: em abril, foi feita uma versão de acrílico do carro conceito pra ser exposta na Semana de Design de Milão. Foi chamado de
Lexus LF-A Crystallised Wind:


E quando acendiam luzes embaixo:

Achei mto louco e aproveitei o post do Xineis pra mostrar aqui...hehe

- Rossi

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

[Alto-Giro Avistamentos] Fiat FCC II

Hoje apresentamos uma edição especial da nossa série de avistamentos: o Fiat FCC II. Especial sim, talvez não pela relevância do carro, mas pelo fato de ser um conceito. Acostumado a perambular por salões, o FCC (Fiat Concept Car) II foi flagrado na Escola Politécnica da USP, nesta última segunda-feira. A ocasião era uma palestra sobre o Fiat Mio, que já foi pauta do Alto-Giro. A idéia principal é que as sugestões deixadas no site gerem o próximo conceito da Fiat (FCC III?), para ser exibido no Salão do Automóvel de São Paulo no ano que vem.

Deixando a pompa de lado, o FCC II é um bugue estiloso. Sem capota, com pneus de perfil alto e uma carenagem que mal cobre suas "partes", o resultado é bem... ahn... chamativo, sobretudo pela cor "verde Telefônica". Mas não é isso que almejam todos os carros conceitos? Pois bem, os faróis dianteiros também se destacam, assim como as lanternas traseiras, sobretudo pelo formato diferente e as molduras cromadas. A vista traseira do carro mais parece a cara de um Gremlin, assustando os carros que vêm atrás.

Contudo, minha impressão é que muitos carros iriam é ver o FCC II no retrovisor (se ele fosse produzido, claro). Digo isso porque, com base nos dados de divulgação (vejam na foto abaixo), o desempenho não é dos melhores, apesar de o engenheiro da Fiat ter insistido que impressionou jornalistas especializados. Com torque de 22,9 kgfm em todas as rotações e menos de uma tonelada, eu esperava mais do modelo.
Aliás, esse torque todo se deve a uma das características que diferenciam o FCC dos bugues convencionais: o motor. Ao invés do tradicional boxer a ar de Fusca que a grande maioria usa, a Fiat instalou um motor elétrico que, aliado às baterias (que podem ser recarregadas numa tomada de 220V), tem uma autonomia de 100 km. Olhando a foto abaixo, parece que não conseguiram esconder todos os fios (não é tão ruim assim, vai? É um carro feito de forma artesanal). Apesar de ser uma tendência mundial, eu tenho lá minhas dúvidas em relação à necessidade de carros elétricos. Mas deixemos isso pra um outro dia, a intenção não é criar polêmica. Pelo menos não hoje, hehe.

Pra finalizar, fiquem com o interior do carro: este sim talvez com a mesma simplicidade de um bugue comum, só mais emperiquitado. Reparem no "câmbio", ativado pelas teclas no console central. Além, é claro, do acabamento igual ao externo, que tinha um efeito visual legal. O destaque negativo fica para a tela central (GPS? Comp. de bordo?), minúscula, e para o volante reaproveitado, sem os botões onde deveriam estar. Ah, antes que eu me esqueça: o modelo avistado não tinha as rodas aro 19" do Salão, mas sim outras, de aro 18" com desenho mais simples e pintura branca.



Acho que o resultado foi médio, já que um bugue, ainda que elétrico, não é lá a coisa mais difícil de se fazer, mas é sempre bom ver carros conceito desenvolvidos no Brasil. Mas legal mesmo vai ser quando os carros concebidos aqui começarem a ser apresentados nos Salões lá de fora. Espero viver pra ver esse dia...

-WS

Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com que teremos o prazer em publicá-lo!


segunda-feira, 19 de outubro de 2009

[Alto-Giro Avistamentos] Toyota FJ Cruiser e Toyota Matrix


A seção dos avistamentos do Alto-Giro Blog traz dessa vez, dois carros da montadora japonesa Toyota que são incomuns de serem vistos nas ruas brasileiras, mas ordinários em outros países onde se tem vendas oficiais. A seção de avistamentos está aberta não só para esportivos exóticos, mas também de carros pouco comuns de serem vistos por aqui. Desse jeito, da mesma maneira que o post do avistamento do Prius e Yaris, compus em um post só dois carros diferentes da Toyota que vi nas ruas.



O primeiro carro, é o Toyota FJ Cruiser. Um dos modelos estava com esse azul claro chamativo, e com certeza é um carro bem diferenciado na paisagem de São Paulo. Eu já havia visto diversos FJ Cruisers nos EUA, principalmente na California. Mas só vendo ele no contexto rodoviário paulistano que consegui observar como é um carro grande!! Quando colocado nas ruas californianas, o FJ Cruiser parecia um utilitário de tamanho regular...




O FJ Cruiser foi lançado em 2006 nos EUA, e mantém vendas modestas, mas contantes, desde então. Tem motor V6 4.0L de 239hp @ 5200 rpm e cerca de 37 kgmf de torque @ 2700 rpm. É o mesmo motor do Toyota Tacoma e do 4 Runner (descendente do antigo toyota Hilux, vendido no Brasil nos anos 90). A Toyota vende seu FJ Cruiser como um utilitário esportivo com vocação bem voltada ao uso off-road. Seu próprio estilo, oficialmente inspirado nos Toyotas Bandeirante que tiveram fabricação no Brasil (Toyota Land Cruiser FJ40) traz muita inspiração para o fora-de-estrada. Se não chega a ser um Land Rover Defender, ou um Jeep Wrangler, pelo menos está longe de ser um desses SUVs amansados para a vida citadina, como o RAV4 ou Buick Enclave. É vendido na faixa de 20 a 25 mil dólares, o que torna uma ótima opção para os consumidores que necessitam de um off-road um pouco mais robusto, sem abdicar completamente dos confortos de um carro urbano.


Avistei diversos FJ Cruisers em São Paulo, sendo que as melhores fotos que obtive são estas acima. Abaixo, algumas outras fotos tiradas de relance de outras unidades.



UPDATE (por Rossi): Como prometi, segue a foto do FJ Cruiser que sempre vejo na Vila Madalena. Tirei a foto hoje, já que fui almoçar lá perto. Esse tem a cor café-com-leite, que já não é mais vista em nenhum carro. Eu acho que vou fazer um movimento a favor da volta das "cores de bidê": aquele amarelo, aquele azul e aquele café-com-leite.



O outro avistamentos é o Toyota Matrix. Esta minivan japonesa, baseada na plataforma do Corolla, foi avistada perto do parque do Ibirapuera. Dá até pra ver o monumento ao fundo!
Este é um carro incomum de se ver por aqui, mas que poderia facilmente passar despercebido. Seu desenho é um tanto conservador, e fácil de se confundir com tantos outros semelhantes franceses, japoneses ou coreanos.



O Matrix é considerado um carro compacto nos EUA, onde é vendido. Ele foi projetado a partir de um acordo com a GM, que vendia um carro quase igual sob a denominação do Pontiac Vibe. Não é preciso dizer que as vendas do Matrix eram muito superiores às do Vibe, simplesmente pelo emblema que este carrega. Um acordo da GM e Toyota pode soar estranho, mas essa não é a primeira vez que as duas maiores montadoras do mundo se uniram para um projeto conjunto. Nos anos 90, a GM até criou uma marca dedicada à revenda de alguns produtos da Toyota, depois do devido badge-engineering: a GEO!
A história desde então todos sabemos...



Acho bem interessante ver a presença de carros diferentes nas ruas, mesmo carros que não são considerados nada excepcionais nos seus mercados de origem. Sou sempre à favor da diversidade automotiva, e gosto de ver esses avistamentos nas ruas! =)

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- Xineis

[Alto-Giro] Fábrica da VW na Alemanha



A "fábrica transparente", que pode ser visitada e também abriga um museu.
Incrível, nem parece fábrica.

- Rossi

domingo, 18 de outubro de 2009

[Alto-Giro Curiosidades] Placa FAIL!

Hoje, seguindo a linha do ótimo FAIL Blog, apresentamos a imagem abaixo:

O que significa essa placa? Proibido andar a 3 km/h? Seria o símbolo matemático "não existe"? Tudo bem, reconheço que não dá pra tirar muito dessa "piada". Aparentemente, os caras que colocaram essa (e pelo menos mais 2 no mesmo local) não estavam prestando muita atenção.

-WS

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